Recém-nascidos
Dormir, chorar e mamar. Nesse momento a visão ainda não está desenvolvida, então o bebê enxerga tudo embaçado e não distingue o contorno do rosto da mãe ou de objetos distantes, pois é míope. Seu olhar é atraído apenas por cores e movimentos.

Já a audição é bem definida, uma vez que o feto ouve a voz da mãe desde o quinto mês de gestação – consequentemente, logo nos três primeiros dias após o nascimento, o recém-nascido pode reconhecê-la.

Nesse período, após a amamentação é importante colocá-lo para arrotar. A musculatura é pouco desenvolvida e os reflexos, involuntários.

1 mês
Entre sorrisos e cólicas. Uma das marcas do primeiro mês de idade é o “sorriso social”. O bebê reconhece os mais próximos e reage às brincadeiras. A visão começa a ficar mais desenvolvida e cada vez mais nítida, pois ele passa a distinguir o mundo em 3D. O pescoço vai ficando mais rígido – o bebê consegue virar a cabeça quando ouve uma voz conhecida, por exemplo.

Também é a fase das cólicas. Alguns hormônios responsáveis pela maturidade do aparelho digestivo ainda não foram liberados, causando o desconforto. A alimentação da mãe que está amamentando afeta a saúde do bebê. Se for saudável, pode combater as cólicas.

2 meses

A descoberta das mãos. A percepção do bebê está cada vez mais aguçada. Ele começa a descobrir as mãozinhas. É provável que passe um tempão olhando para as próprias mãos e mexendo os dedinhos.

Logo, começa a agarrar os objetos e levá-los à boca – outra grande novidade desse período. Neste mês, a boca do bebê é uma das maneiras que o ajuda a conhecer o mundo. Ele ainda não leva os pés à boca, mas adora saborear as mãozinhas, juntamente com brinquedinhos de textura macia que consegue pegar.

A coluna está mais firme. Mais perto do próximo mês o bebê já consegue erguer bem a cabeça, o tronco, esticar os bracinhos e girar a cabeça à procura de objetos coloridos ou sons conhecidos. E começa a descobrir o som da própria voz, em balbucios, como se respondesse quando alguém fala com ele.

3 meses
Com a boca no mundo. Os 3 meses de idade trazem várias novidades: o bebê gosta de brincar de esconde-esconde com a mãe – por exemplo, ela tapa o rosto com as mãos ou se esconde atrás de objetos, e ele responde à brincadeira.

Também neste período, ele pode tocar os calcanhares, começando a descobrir os pezinhos. Durante o dia, fica mais ativo, e pode vir a dormir a noite inteira. Uma característica marcante dessa fase é que ele não gosta de ficar sozinho. Reclama e chora quando isso acontece.

4 meses
Caras e bocas. O bebê começa a fazer imitações, principalmente dos movimentos relacionados à boca, ou seja, sua percepção está voltada ao comportamento dos pais. É bem provável que ele se torne um grande “conversador”, bastante sociável e atento a tudo o que diz respeito aos pais e outras pessoas próximas.

Neste período, sua musculatura já está mais desenvolvida e ele consegue inclusive levar os pés à boca. Rolar para os lados e sentar com ajuda de algum apoio também são características típicas do mês.

5 meses
Ouvido apurado. A audição do bebê está mais apurada e ele tem capacidade de reconhecer o próprio nome. 

Não estranhe se a criança começar a morder objetos e o próprio seio na hora da amamentação. O comportamento é uma forma de comunicação que o bebê encontra por ainda não dominar a linguagem: é a expressão da insatisfação, da brincadeira ou da alegria.

6 meses
Novidade no cardápio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, no sexto mês o bebê já pode começar gradativamente a ingerir outros alimentos, como frutas, legumes, verduras e cereais, além do leite materno. Para descobrir se a criança já está pronta para comer, preste atenção se ela já consegue ficar sentada sem apoio. Isso é sinal de que a musculatura do abdômen já está mais definida e os alimentos, complementares ao leite materno, estão liberados. A consistência dos alimentos deve ser pastosa, uma vez que ainda não há mastigação.

7 meses

Palmas!  O bebê começa a utilizar o polegar e o dedo indicador para pegar objetos menores, e também ensaiar “palminhas”. Como já consegue ficar sentado sozinho, nessa fase o bebê deve começar a apoiar as mãos no chão para se sustentar melhor. Seus ossos e musculatura estão mais rígidos.

8 meses
“Não”.  É comum o bebê parar com uma atividade quando a mãe o repreende, isso porque ele já entendem o “não”. Ele começa a perceber que é um ser separado da mãe, e passa a fazer manhas e protestos, como jogar as coisas no chão.

As brincadeiras de esconder, nessa fase, são as preferidas. Já é capaz de se sentar sozinho, sem apoio, e consegue pegar os brinquedos que estão pertinho, sem cair para frente ou para trás.

9 meses
Descobertas e angústias.  É neste período que o bebê compreende que é um ser separado da mãe. Não estranhe se ele ficar mais choroso, geralmente curtos e repetidos, estão relacionados ao medo que a criança sente ao acordar e pensar que a mãe pode não voltar mais.

Engatinhar é outra grande novidade. Pensar na melhor estratégia para chegar a um determinado lugar ajuda no desenvolvimento físico e intelectual do bebê.

10 meses
Objetos de estimação. Depois que passa a entender que é um ser separado da mãe, o bebê geralmente elege alguns “objetos de estimação”. Essa pode ser uma das características principais da fase: um apego repentino a um determinado objeto.

11 meses
Um novo horizonte.  Tudo o que bebê mais quer nessa fase é ficar em pé. Então, ele se apoia em todos os lugares possíveis: na poltrona, na mesinha, na cadeira. É comum que ele não consiga e acabem ocorrendo pequenos tombos, esses que dificilmente apresentam riscos de lesões graves para a criança. Contudo, é importante a atenção dos pais para apoios que não estão fixos ou que possam apresentar riscos ao bebê.

12 meses

Primeiros passos. Estimule o bebê 23a andar pequenas distâncias. Se ainda não aconteceu nos meses anteriores, certamente o bebê vai dar os primeiros passinhos agora, ainda que com algum tipo de apoio A linguagem continua a se desenvolver. Palavras como “mamãe” e “água” podem ser as primeiras na fase. Há bebês que começam a caminhar e a falar quase ao mesmo tempo, mas é mais comum que uma função seja dissociada da outra.

Agora começa uma nova etapa de desenvolvimento, com mais autonomia e capacidade de comunicação.

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